Specialized: a especialista em bikes!

Atualizado: 2 de fev.

Dinheiro da venda de uma Kombi, tour pela Europa; conheça a história da Specialized, e descubra por que nos apaixonamos por ela!


Conhecida em todo o mundo, a Specialized tem uma trajetória de inovação que foi se ampliando ano após ano, focando sempre em dar ao ciclista o melhor para ter o melhor desempenho.


Por isso e pela paixão pelo ciclismo, é uma incentivadora marcante em muitas equipes de corrida. Bem como provas de ciclismo mundiais!


Há 47 anos no mercado, a Specialized traz paixão e inovação para o mundo do ciclismo. Somos também inspirados pela história que deu start às suas conquistas e até hoje são os pilares de sucesso da marca.


O início da Specialized.


Em 1974, motivado pela sua paixão por bicicletas, Mike Sinyard vendeu sua Kombi para financiar um tour pela Europa, em cima de sua bike. Pedalou de Norte a Sul do continente, e ao se hospedar num albergue na Itália, farejou uma excelente oportunidade.


Lá conheceu Cino Cinelli, dono da fábrica artesanal de bicicletas Cinelli. O encontro não poderia ter sido melhor.


Quando voltou à Califórnia, o então aventureiro virou revendedor da marca italiana, e transformou seu hobby em ganha-pão.


No início Mike pedalava sua própria bike e ia atender seus clientes, pois vendera a sua Kombi para começar o negócio.


Começara assim a história de sucesso da Specialized.


“Foi um ano excelente, consegui faturar cerca de US$ 65 mil em vendas”, diz Sinyard. “Na época, isso era muito dinheiro, afinal eu morava em um trailer velho, que era ao mesmo tempo a sede da minha empresa e seu depósito.”

Em 1976 Mike iniciou sua trajetória de fabricante com a fabricação de pneus para o cicloturismo.


No entanto, cinco anos depois, em 1981, a Specialized dá um grande passo ao lançar a Stumpjumper a primeira mountain bike produzida em série, a ser oferecida em lojas de bicicleta. Simultâneamente, a empresa lança a Allez (estrada) e a Sequoia (cicloturismo).

E a cada ano a Specialized mostrava seus feitos para o mundo do ciclismo!


1983 – A Specialized forma a primeira equipe de MTB profissional.

1984 – É o lançamento do lendário pneu para MTB – Ground Control.

1989 – A Specialized lança a primeira roda aerodinâmica em composite, através de uma parceria com a DuPont.


1990 – Introdução da liga de alumínio M2–Metal Matrix, inédita no mercado. Ned Overend, vence o primeiro campeonato mundial de MTB em Durango, Colorado.


Suspensão FSR Specialized.
Suspensão FSR Specialized de 1993.



1993 – Lançamento da FSR, a full suspension mais avançada da época.








1994 – Lançamento do Epic Ultimate, um quadro para MTB de titânio com carbono.

1996 – Organização do campeonato Specialized Cactus Cup Global, com etapas no Brasil, França e Japão.

1999 Evolução da liga de alumínio M2 para M4. Mais resistente e com características mecânicas que permitiram construir quadros mais leves. Introdução do selim Body Geometry, clinicamente testado para aumentar o fluxo sanguíneo na região do períneo, evitando complicações na genitália masculina.

2000 - Lançamento da tecnologia patenteada Body Geometry para sapatilhas e de uma nova liga de alumínio para quadros de estrada, a E5.

2002Mario Cipollini é campeão mundial de ciclismo pedalando uma Sworks Aerotec E5. A revolucionária Epic Full Suspension é lançada, com seu amortecedor inovador e exclusivo, o Brain. A liga M4, evolui para M5, devido ao sucesso obtido com a liga E5 nos quadros de estrada.

2003 - Filip Meirhaeghe vence a etapa da copa do mundo na Inglaterra, com uma Epic. Introdução de novas famílias de bicicletas – Tarmac (carbono e alumínio), Roubaix , Stumpjumper FSR.


De 2003 à 2022 se passaram praticamente 2 décadas, e a Specialized trilhou a passos largos um caminho de inovação e tecnologia que vem crescendo ano após ano, deixando não apenas sua marca no mercado de bikes, como também em diversas corridas e competições ciclísticas no mundo todo.


Hoje a Specialized é considerada por muitos a maior e melhor marca de bicicletas do mundo!


Tecnologia Specialized - o que a diferencia das outras marcas!


Tecnologia Body Geometry.


A Specialized possui um avançado centro tecnológico de estudos, chamado Body Geometry, que faz com que seus produtos sejam cada vez mais adaptados à geometria do corpo humano. E isso faz toda diferença!


Lá são realizados estudos e testes por atletas e clientes colaboradores, juntamente com a sua equipe multiprofissional, o que torna a marca pioneira em muitos aspectos.


Tecnologia Túnel de Vento Specialized.


As bicicletas e equipamentos mais tops da marca são produzidos e colocados em testes de túnel de vento, onde é possível analisar toda a aerodinâmica, trazendo excelência nos equipamentos da marca. Essa tecnologia também é muito usada na Fórmula 1 e a Specialized a trouxe para o ciclismo de forma brilhante.


Sensor de forças Specialized.


A Specialized oferece o que há de mais moderno em tecnologia de navegação, como o ANGi, um sensor patenteado no capacete, que mede as forças transmitidas ao seu capacete durante uma colisão bem como as forças rotacionais prejudiciais que ocorrem durante as colisões quando o seu capacete não atinge o solo. Show, né?


Toda essa ciência tecnológica também é aplicada no desenvolvimento das roupas e acessórios da linha Specialized!


Todos os equipamentos são feitos com muito estudo, tecnologia e colaboração de profissionais do ciclismo e de pessoas comuns que utilizam a bicicleta, para ajustar ao máximo às necessidades.

E não para por aí! Quando o assunto é bike top, a Specialized é realmente especialista!


Atende as mais diversas modalidades:


Como a linha Specialized Mountain, que possui peças resistentes e leves que dão mais estabilidade às trilhas. Além disso, as bicicletas possuem uma suspensão que amortece o impacto nos saltos ou alguma mudança brusca de terrenos.


Como os modelos da linha Specialized Estrada, que enfrentam qualquer desafio que você encontrar na estrada. Seja no treino, corrida ou cicloturismo, você terá mais facilidade em driblar desafios sem que afete sua experiência e desempenho.


Tem a linha Specialized Active que possui características perfeitas que faz com que a bicicleta seja uma ótima opção para pedalar no dia – a – dia, e também para um passeio. Além disso, ela possui versatilidade caso deseje usar a bicicleta em outros terrenos.


A Specialized tem uma linha alto nível de bicicletas elétricas para cada categoria e necessidade. Além de um motor mais forte e potente que concede mais leveza no pedal. As e-bikes são perfeitas para quem quer pedalar com velocidade sem se cansar por isso.


E o que dizer da linha Specialized S-Works? S-Works é um selo em modelo para as bicicletas e equipamentos de alta performance. Além do mais, uma geometria criada com uma dinâmica ímpar.


A linha de produtos com esse selo garante ao ciclista maior conforto e destreza no percurso. A linha possui poucos modelos, ao contrário das outras categorias sem o selo. Porém, é algo que vale a pena investir, pois a união de alta performance com tecnologia é o que há de melhor para o ciclista. E a linha S-Works entrega tudo isso com o mais alto nível do mercado!




A e-bike da linha Enduro S-Works, entrega tecnologia, conforto e alta performance!

Modelo top da categoria!







Bom, esse foi um breve resumo da vitoriosa e inspiradora história da Specialized. Marca que se tornou pioneira e referência no mundo do ciclismo. Acesse o blog e conheça mais do mundo Specialized!






Nos conte aqui, já conhecia a história da Specialized? Qual história do mundo da bike te inspira?













17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo