Seguro para bicicleta: vale a pena?

Se você, meu amigo, é desses que fazem da bicicleta um estilo de vida, um simples pedal se torna um grande prazer, não é mesmo?


Seja no pedal para o trabalho, num treino físico e, claro, naquele rolê de enduro trilha abaixo, o pedal sempre será regado com muita adrenalina!


Mas imprevistos acontecem, e é nessas horas que você percebe que um bom seguro pra sua bike é essencial.


Um acidente, um roubo ou uma perda podem custar muito caro, levando em conta o aumento do uso das bikes e, claro, os valores de algumas delas que pode ser bem alto.


Ter a possibilidade de contar com um seguro de bicicleta para tais eventualidades, traz uma tranquilidade muito grande ao seu bolso. Por isso, é preciso entender como funciona a abrangência desse seguro para saber qual plano contratar.


Afinal, o que é melhor: receber uma bicicleta compatível ou ganhar o valor de uma indenização? Se liga nas dicas!


Como contratar um seguro de bicicleta?


Primeiramente, você deve escolher o plano que apresente o melhor custo-benefício,

feito isso, a seguradora deve prosseguir com o recolhimento das documentações necessárias para a efetivação do contrato (RG, CPF, CNH, RNE e outros), comprovante de renda e endereço, além da Nota fiscal da bicicleta.


Para a contratação do seguro você pode ir presencialmente à empresa para realizar o contrato ou fazê-lo de forma on-line.


Em seguida, realiza-se a vistoria, presencialmente. E, por fim, após o primeiro pagamento, sua bike já está protegida! Bem simples, né?


Quais as coberturas do seguro de bicicleta?


Ao contratar um seguro, entre as coberturas básicas de uma apólice, é indicada a contratação de coberturas contra acidente ou quebra, roubo ou furto qualificado e responsabilidade civil, também.


E, caso ocorra algum evento de qualquer uma destas naturezas, o seguro deverá ser acionado. É o que definimos como abertura de sinistro.


Os tipos de cobertura e os serviços oferecidos pelas seguradoras geralmente se assemelham, abrangendo indenização parcial ou integral, a depender do tipo de incidente.


As principais coberturas, são:


Assistência 24 horas: o segurado pode solicitar o auxílio da empresa a qualquer momento;


Roubo e furto: substituição ou indenização no valor da apólice;


Danos causados por acidentes pessoais: acidentes sofridos pelo ciclista, em pleno uso da bike, que comprometam sua integridade física, cobrindo despesas médicas e hospitalares;


Danos físicos à bicicleta causados por acidente: quebra de corrente, pneu furado, freios danificados e demais prejuízos quanto à estrutura física do veículo;


Transporte e reboque: para situações que o ciclista, por exemplo, não tenha condições de mover sua bicicleta do local do evento;


Responsabilidade civil: quando o segurado causa danos à terceiros, a seguradora indeniza com base no valor do prejuízo, não podendo, em hipótese alguma, ultrapassar o valor máximo da apólice contratada inicialmente pelo segurado;


Outros: Incêndio, queda de raio e explosões.


Franquia do seguro de bicicleta


Previamente estabelecida no ato da contratação do seguro, a franquia nada mais é do que a participação financeira do ciclista no sinistro. Seu preço é constituído de um percentual em relação ao valor total do bem segurado, no caso, a bicicleta.


Agora nas situações em que ocorre a necessidade de uma indenização total, o segurado precisa arcar com este pagamento. Mas, se compararmos esse valor ao valor total de uma bicicleta, é um preço, relativamente, bem baixo.


Assim, à seguradora, cabe assumir os custos quanto aos gatos previstos pela cobertura contratada.

Tipos de ressarcimento do seguro de bicicleta

Ressarcimento por reposição

Apenas algumas poucas seguradoras trabalham com esse tipo de modalidade de compensação, e a reposição de uma nova bike acontecerá após o evento de perda total em caso de acidente ou a subtração da bicicleta, seja roubo ou furto qualificado.

A ideia principal deste tipo de ressarcimento, é a de que não há uma depreciação na contratação pelo valor de uma nova bicicleta.

Entretanto, quando ocorre o ressarcimento por reposição, pode acontecer a indisponibilidade do modelo da bicicleta no mercado. Nesse caso, quando não houver nenhuma possibilidade da compra de um equipamento igual, o segurado receberá um modelo similar.

Apenas em casos extremos, onde realmente não exista nenhuma outra bicicleta com parâmetros parecidos, é que o segurado será recompensado com o valor em dinheiro, de acordo, é claro, com a declaração do limite máximo de indenização.


Ressarcimento por indenização

Já na compensação do sinistro por meio de indenização, ocorre de acordo com o valor do modelo informado no momento da contratação, por meio da nota fiscal do produto ou avaliação de acordo com o mercado.

Assim, a seguradora trabalha com base no valor da condição contratual, e é este preço que irá prevalecer durante o processo de indenização. Tudo é bem transparente e o segurado toma ciência desde o momento da cotação.

De posse do valor recebido, o ciclista terá a total liberdade com o dinheiro, seja para adquirir uma nova bicicleta, de qualidade igual, inferior ou superior a que possuía, ou usar o dinheiro com preferir.


Opções de seguradoras para bicicletas


Porto Seguro


De acordo com a Porto Seguro, o seguro de bicicleta ofertado disponibiliza suporte não só à bike e ao ciclista, mas também a possíveis terceiros.


Pra isso, a empresa oferta as seguintes coberturas: danos à bike, acidentes pessoais individual, subtração da bike, garantia internacional, bike bagagem, responsabilidade civil e danos elétricos.


Além disso, a empresa dispõe de vantagens, como:

  • Plano de serviços;

  • 5% de desconto com o Cartão de Crédito Porto Seguro;

  • Desconto de 5% na contratação de mais de uma bicicleta na mesma apólice;

  • Cobertura nacional e internacional.

Mais informações disponíveis no site da Porto Seguro.


Rotta Seguros


Para realizar a contratação com a Rotta é preciso saber a marca, o modelo e o ano de fabricação da bike, assim, como outros tipos de seguros, para calcular o valor da apólice, considera-se fatores como perfil do proprietário, idade e local onde o bem é guardado.


Segundo a empresa, os modelos mais comuns que recebem seguro, são as bicicletas Aro 18, 20, 26 e 29, isso inclui modelos de bicicletas para trilhas, elétricas, infantis, etc.


No site oficial da Rotta você faz cotações de forma bem rápida, utilizando de informações como nome completo, telefone, e-mail e marca e valor da bicicleta.


Kakau Seguros


O seguro de bicicleta Kakau oferece as seguintes coberturas:


Roubo ou furto qualificado: cobertura válida no decorrer do uso, guardada ou durante o transporte;


Acidente ou quebra: a empresa se responsabiliza pelas despesas com conserto ou substituição em caso de acidente.


A cobertura pode ser acionada em casos que ocorram tanto durante o passeio quanto durante o transporte da bicicleta;


Responsabilidade civil: em caso de atropelamento a Kakau se responsabiliza pelas despesas com os danos causados a terceiros;


Incêndio: a cobertura pode ser acionada em casos de incêndios causados por motivos diversos.


Além disso, quem deseja adquirir um seguro de bicicleta com a Kakau pode escolher entre os planos Performance, Ativo e Urbano.


Já com relação às assistências, os planos podem incluir: assistência 24h, reboque e transporte.


Para cotações, clique aqui!


Dúvidas frequentes:


Posso contratar um seguro sem a documentação da bicicleta?


Poder, pode. Mas a seguradora fará uma vistoria na sua bicicleta para melhor avaliar as condições para contratação do serviço.

O seguro da bicicleta cobre todos os acessórios?


Na maior parte dos casos, a cobertura se estende apenas a equipamentos agregados à bicicleta, como por exemplo, GPS, não incluindo acessórios de uso pessoal, como capacetes.


Há valor mínimo da bicicleta para contratação de seguro?


Existem variações de acordo com cada empresa, assim, não existe um valor padrão comum a todas.


Considerar a contratação de um seguro deve fazer parte dos seus planos, especialmente em casos onde ela é uma ferramenta de trabalho ou tem alto valor para aquisição.

Gostou do nosso post? Comente aqui!


Acesse nosso site e nosso blog, fique por dentro de todas as novidades do mundo da bike!





























7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo