Roupas para ciclismo: como escolher sua roupa para o pedal!

Atualizado: 23 de mar.

Que pedalar é uma atividade muito agradável e traz incontáveis benefícios, já sabemos. E quando escolhemos roupas e acessórios corretos, fica ainda melhor. Nessa hora é importante aliar conforto com performance, sem esquecer da segurança, é claro.


Porém, alguns fatores podem frustrar essa experiência se você não se atentar aos cuidados necessários. Um deles é a escolha adequada da roupa de ciclismo.


Essa será a diferença entre você ter um bom desempenho no pedal/curtir o passeio ou ficar se aborrecendo com aquela bermuda/calça apertando e machucando, ou suando demais com aquela camisa que não ventila.


É bem verdade que muitos consideram as roupas de ciclismo apenas como acessório para completar o visual, ou mesmo para se ter um outfit interessante.


Mas, na verdade, o vestuário é bem mais que um mero adereço, ele faz uma enorme diferença no pedal.


Pois as roupas e equipamentos de ciclismo também servem como proteção contra raios solares e quedas, por exemplo.


Preparamos algumas dicas, sugestões e novidades do mundo do ciclismo, para você prestar atenção na hora de se equipar para seu passeio, treino ou prova.


Como escolher roupas para ciclismo?


É preciso levar em consideração dois fatores que são considerados fundamentais na hora de realizar sua escolha: a qualidade e o conforto das suas roupas de ciclismo.


Uma vez que, essas roupas são exclusivamente feitas para este fim, isso significa que o conforto será um aspecto essencial, contudo, não há conforto sem tecnologia e qualidade. Então, você deve apostar em produtos de boa procedência.


Analise se a vestimenta é maleável, se possui leveza. Afinal, seu vestuário não deve tirar seu foco durante o pedal. Vale lembrar que, suas roupas devem manter a temperatura do seu corpo mesmo em pedais em baixa temperatura.


Tem que ser confortável!


O vestuário não deve tirar sua atenção durante o pedal. Roupas de ciclismo são desenvolvidas para te dar liberdade de movimentos e aperfeiçoar sua aerodinâmica.


Porém, uma roupa muito justa ou muito folgada vai te incomodar. Por isso, escolha roupas ideais para o seu tamanho.


Ao escolher as roupas, tenha sempre em mente: que essas serão as roupas que te acompanharão por horas no pedal. Certamente, priorizar pelo conforto é fundamental.



Por que as roupas de ciclismo melhoram sua performance na pedalada?


Corte


O vestuário para o ciclismo é cortado de maneira a se ajustar corretamente em seu corpo quando você está inclinado para frente sobre o guidão. Além disso, as camisas e jaquetas tem as costas mais longas para cobrir a parte inferior das costas, e as peças inferiores possuem a cintura mais alta nas costas.


Para evitar a exposição dos pulsos, as mangas são um pouco mais longas nas camisas de manga comprida, e as peças inferiores possuem formato com dobras na cintura e no joelho, que permitem toda a movimentação corporal na pedalada.


Observando esses aspectos, você já conseguirá ter ideia se a roupa terá um bom "caimento" no seu corpo.


Movimentação


As roupas de ciclismo se movimentam enquanto você pedala. E isso é extremamente importante para as peças inferiores, visto que, as pernas são as partes do corpo que mais se movimentam.


Está é uma das razões pela qual shorts, bermudas e calças de ciclismo são feitos de tecidos com elasticidade diferenciada. A movimentação, claro, é indiscutível para quem busca performance.


Portanto, escolha roupas com tecido tecnológico e elasticidade. Acredite, uma roupa que não favorece seus movimentos no pedal, certamente vai te aborrecer!




Transpiração


Experimente subir uma montanha com uma camisa de algodão sob uma casaco impermeável, você perceberá rapidamente porque as roupas de ciclismo não são feitas de algodão. Se suar, você encharcará a camisa e ficará molhado, depois frio.


As roupas de ciclismo são feitas de tecidos sintéticos (como poliamida e poliéster), que são os mais indicados. São conhecidos como "tecidos respiráveis", por que secam e fazem o suor evaporar mais rapidamente. Por essa razão, costumam estar posicionados em áreas como axilas e laterais das costas.


Opte sempre por tecidos respiráveis e de boa qualidade. Você não vai querer ficar molhado durante todo seu pedal.



Camisa de ciclismo - enduro - downhill - trail - e-bike - vermelha
Camisa Corcovas Cólera




Eficiência


As roupas adequadas para ciclistas farão você andar mais rápido, garantindo assim que você não desperdice sua energia ao pedalar. A diferença mais importante é que as roupas de ciclismo são mais aerodinâmicas do que as roupas normais, pois elas se ajustam corretamente sem nenhum tecido sobressalente movendo-se com o vento.








O mesmo acontece, por exemplo, com as sapatilhas de ciclismo. Como as solas do calçado são firmes, a energia não é desperdiçada flexionando borracha sobre os pedais. Isso também faz com que os pés fiquem mais confortáveis, pois a pressão no pedal é distribuída por todo o pé.






Gostou? Já possui vestuário para pedalar? Acesse aqui e conheça toda coleção de vestuário e acessórios da Corcovas!
























45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo