Manutenção de bicicletas: dicas úteis!

Atualizado: 24 de mar.

Quando o assunto é manutenção de bicicletas, sabemos o tamanho da dor de cabeça que muitos enfrentam para encontrar serviços de qualidade e com preço justo, não é mesmo?


Tão importante quanto comprar uma bike de qualidade, é dar manutenção de qualidade! Garantindo assim proteção e segurança na hora do seu pedal.


Já ouviu a expressão: "é melhor prevenir do que remediar"? Afinal, uma bicicleta sempre pronta para uso confere, por si só, mais comodidade e proteção aos seus passeios.


Confira dicas simples e bem úteis para manter a manutenção da sua bicicleta em dia!


Mantenha sua bicicleta sempre limpa!


Aparentemente, é um mero detalhe, mas os praticantes de MTB, por exemplo, podem afirmar com certeza: o acúmulo de sujeira causa desgaste precoce nos componentes da bicicleta!


É sempre importante, após os rolês, fazer uma limpeza básica afim de se evitar futuros problemas na sua bike!


Cuide dos pneus da sua bicicleta!


Você deve sempre conferir a pressão dos pneus da sua bike!


Os pneus murchos dificultam a pedalada, pois criam maior resistência com o solo.

Além de ficarem mais propícios a rasgos e furos. Você não vai querer que o rolê acabe na oficina, vai?


Verifique sempre se os pneus estão carecas e também com fissuras. São fatores que influenciam muito na qualidade do seu passeio e que promovem a sua segurança ao pedalar.


Lembrando, siga sempre as orientações do fabricante quanto os pneus da sua bike e evite transtornos maiores!


Com esses cuidados, você estará sempre com a manutenção da bicicleta em dia, tornando o passeio mais fácil e prático.


Regule as marchas da sua bicicleta!


Se você não conhece bem os mecanismos da sua bicicleta, é muito importante que faça uma revisão em um serviço especializado. Dentre os vários ajustes necessários ao bom funcionamento da sua bike, a regulagem de marchas é muito importante, pois ela ajuda muito a prolongar a vida útil das peças e claro, facilita a sua direção.


Além do mais, seus passeios de bicicletas terão mais comodidade e segurança!


Verifique a corrente da sua bicicleta!


Sabe aquele estalo que às vezes ouvimos vindo da corrente da bicicleta? Pois é, pode ser resultado do desgaste da sua corrente. Não ignore esse problema, ele pode vir a acarretar outros problemas maiores, chegando a estourar a sua corrente.


Daí meu amigo, o que poderia ter sido resolvido numa simples manutenção preventiva, poderá te acarretar em maiores custos! Não dê bobeira!


Sempre cuide das suspensões da sua bicicleta!


Todos os ciclistas devem fazer uma boa revisão do componente com frequência, especialmente os ciclistas de trilhas, pois há uma exigência bem grande das suspensões durante o pedal nas trilhas. E, é fato: uma suspensão em dia, fará toda diferença na hora do seu passeio.


Cada marca e modelo de suspensão traz em seus manuais os ajustes, calibragens e quantidade de horas de uso entre cada manutenção. Portanto, se atente sempre às orientações do fabricante e garanta que sua bike esteja com as suspensões sempre em dia!


Atenção redobrada aos freios da sua bike!


Sabe aqueles ruídos altos quando acionamos os freios? É um sinal de alerta!


Provavelmente, de que já há desgastes nos componentes, e que há a necessidade de manutenção, por exemplo, como a troca de pastilhas; no caso de freios mecânicos e hidráulicos, e a troca de fluidos, que deve ser feita pelo menos uma vez ao ano.


Mantenha sempre os ouvidos atentos a qualquer mudança de som ao acionar os freios! Eles são indispensáveis em qualquer lugar que você for pedalar, seja no pedal urbano, em trilhas, etc.


Cuidar dos freios através de uma boa manutenção é essencial para eficácia da frenagem e da sua segurança!


Estenda os cuidados aos cabos!


Apesar de já termos falado de freios e marchas, os cabos de freio também merecem uma atenção especial. Procure sempre analisar suas condições, se estão enferrujados, por exemplo, afim de se evitar que eles se rompam.


Cheque a fixação dos parafusos da sua bicicleta com frequência!


Peças e componentes sujeitos a estresse constante como guidão, canote de selim, rotores de freio, balanças de suspensão etc., podem se danificar rapidamente caso não sejam corretamente apertados.


Uma checagem rápida, que pode ser feita em pouco tempo com o auxílio de um torquímetro, é muito válida; ela certifica que todos os parafusos estão nos devidos lugares — e devidamente fixados.


Não se esqueça do raio da sua bicicleta!


Um raio quebrado pode acarretar muitos problemas, principalmente se for necessário removê-lo. Sendo assim, ao fim de um passeio de bike, faça uma checagem rápida nos raios descartando qualquer avaria.





A oficina de bicicletas da New Order Bike oferece excelentes serviços de manutenção, além de grande variedade de vestuário da Corcovas. Acesse aqui e conheça mais da New Order Bike!





Nos conte aqui nos comentários quais suas dicas de manutenção para bicicleta!


Acesse aqui e fique por dentro de dicas, novidades, informações, além de muito entretenimento do mundo da bike!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo