O quadro da bike de carbono quebrou: onde consertar?

Atualizado: 24 de mar.

A fibra de carbono é usada na fabricação de bicicletas modelos top de linha. Trata-se do material mais nobre para a fabricação de bikes, podendo ser modelado de diversas formas.


É um material mais leve, quando comparado a outros elementos, especialmente às ligas de aço, e se bem desenvolvido, o quadro consegue, ao mesmo tempo, absorver impacto de estradas esburacadas e terrenos menos regulares, além de tornar a bicicleta mais suave para a pedala.


Apesar de ser desenvolvido para encarar situações extremas, quadros de carbono tendem a ser mais frágeis a pancadas, se comparados a outros materiais como o alumínio, por exemplo, e em caso de pancadas mais fortes, o quadro pode até se quebrar.


Além de que, modelos de fibra de carbono possuem menor durabilidade. A recomendação do fabricante é que sejam trocados a cada cinco anos, no máximo. Ainda assim, na maioria dos casos, os ciclistas conseguem usá-los por um prazo maior.


Por se tratar de um material caro, e o quadro ser construído de maneira artesanal, os custos das bikes de carbono são mais elevados se comparados com as bikes feitas de alumínio e aço.


As bikes de carbono atendem várias modalidades do MTB, como Downhill, Xc, Enduro, BMX, etc, mas, como dissemos, por ter um alto custo de fabricação, acaba sendo a escolha de atletas de alto nível!


Mas, isso não impediu a popularização do quadro de carbono, muito pelo contrário, houve um crescimento acentuado!


E, ao passo que, o volume de bicicletas com quadros em carbono aumenta, elas também se quebram em determinada proporção.


E aí é que os ciclistas encontram dificuldades; poucos profissionais no mercado conseguem consertar um quadro de bicicleta de carbono quebrado por se tratar de uma atividade que exige muito conhecimento, experiência e responsabilidade.


Afinal, o resultado do reparo se traduz em bikes seguras para pedalar. E no Brasil, são poucos profissionais que fazem esse trabalho.


Mecânico de bikes Ronaldo Huhm.


Um deles é o profissional Ronaldo Huhm, mecânico experiente, formado pela United Bicycles Institute, e que já foi o técnico responsável pelo controle de qualidade da Groove Bikes.


Seu primeiro contato com a mecânica nasceu da influência do pai, que foi um grande instrutor de mecânica de motos.


Ronaldo começou em pequenas oficinas de São Paulo, logo, especializou-se em diversos tipos de bikes e ampliou seus conhecimentos para todas as áreas, inclusive nas técnicas de construção de quadros feitos à mão.


Em 2006 veio a oportunidade na Shimano e com ela a formação nos EUA e no Japão. Foi quase uma década de intensas movimentações, incluíndo participações em eventos internacionais, como PanAmericanos, Mundial de MTB, Brasil Ride, etc.


Ronaldo se define não só como mecânico de bicicletas, mas também um pesquisador, estudioso do ciclismo, além de possuir técnicas bastante abrangentes para atender desde um piloto de BMX ou uma bike de cicloturismo.


Como é feito o reparo nos quadros de bike de carbono?


Sobre o quadro de carbono, Ronaldo pontua que a demanda no Brasil cresceu de forma rápida, e que o conserto de um quadro de carbono quebrado, é mais eficiente do que um quadro de alumínio, por exemplo.


E, além de quebras, algumas pequenas avarias como choques, podem ocorrer com frequência nos transportes rodoviários e aéreos. Mas as avarias por quedas são as mais comuns.


Algumas peças de carbono da bike, como aro, canote, câmbio, dependendo da avaria, também é possível reparar.


No processo de recuperação de um quadro de carbono, é retirada toda parte danificada, utilizando procedimentos específicos ao carbono, para que ele mantenha suas características como resistência e flexibilidade.


Após o processo, por fim, é feita a pintura e o verniz. E quando o assunto é recuperação de quadros de carbono, o Ronaldo é especialista!


Onde consertar meu quadro de carbono?


A H.bikeoficina, oficina do Ronaldo Huhm, está localizada na Rua Guaraiuva 691. Cidade Monções. São Paulo. Fone: (11) 2369-5781.



Gostou do nosso post? Comente aqui!


Acesse nosso site e nosso blog! Fique por dentro de todas as novidades do mundo da bike!


































30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo