Como transportar minha bicicleta?

Atualizado: 24 de mar.

Que a bicicleta é um dos melhores meios de transporte, já sabemos. Ela é leve, econômica, prática, saudável. Mas nem sempre é ela quem te carrega.


À procura da trilha perfeita, muitas vezes à lugares distantes, quem carrega a bicicleta é você! Mas como desmontar a bike não é a melhor escolha, daí entram os suportes para transportar sua bicicleta em segurança, e de forma que não ocorram avarias no seu veículo.


Conheça os suportes mais práticos para que você transporte sua bicicleta pra qualquer lugar!


Suportes para transportar sua bicicleta.


No mercado, existem vários modelos de suporte para transporte de bicicletas, variando os modelos, preços e tamanhos. Cada modelo é específico para cada tipo de carro e para a quantidade de bicicleta transportadas, podendo ser instalado em locais diversos do seu automóvel.


Os suportes para transporte de bicicletas facilitam demais a vida dos amantes do pedal, são, em sua maioria leves, fáceis de instalar e acomodam as bikes com muita facilidade.


Um detalhe importante, se atente pra que o suporte não interfira na sinalização do veículo, como farol, placa, etc. Se ele estiver mal instalado, além de prejudicar a estética do seu veículo, pode também acarretar multa por infração de trânsito!


Para escolher o suporte ideal é preciso avaliar as características do seu automóvel e as possibilidades que ele oferece. Se ligue!


Suporte de engate para porta-malas.


É o suporte mais comum para transporte de bicicletas.


Ele fica preso no bagageiro, além de obstruir a abertura do espaço, ele deve ser de boa qualidade e estar bem preso para evitar que balance e, principalmente, que se solte durante o transporte.


É um suporte fácil de manusear e o ideal é que ele tenha duas tiras inferiores e duas tiras superiores, para garantir que ele se mantenha bem firme.


O Spiderack e o Saris Solo, com capacidade para transportar até 3 bicicletas, também são boas opções e ocupam pouco espaço.


Você encontra no mercado desde os modelos mais simples com preços mais acessíveis, até os mais elaborados com preços mais altos, como os suportes da marca Thule.


Suporte de engate simples.


Por ser um suporte simples, ele facilita o manuseio das bicicletas, tornando mais rápido carregar e descarregar.


Os riscos de avarias como arranhões e amassados diminuem bastante, pois ele não tem contato direto com o veículo. Outra vantagem, o porta-malas fica mais acessível como no modelo da Eqmax, que possui capacidade para 2 bicicletas.


Um detalhe importante: alguns modelos da categoria exigem o uso de lanternas e placas auxiliares para sinalização!


Suporte de teto para bicicleta.


Os suportes de teto, também chamados racks, alguns modelos possuem capacidade para até 3 bicicletas, são os mais caros da categoria e um pouco mais difíceis de instalar, principalmente nos veículos mais altos. Por outro lado, não bloqueiam o porta-malas e nem prejudicam a visão do motorista.


O detalhe é sempre se atentar à altura dos locais por onde transita para não danificar a sua bike.


O suporte de teto é o preferido dos ciclistas que possuem veículos utilitários.


Suporte de caçamba, Transbike ou Truck Pad.


O suporte de caçamba/transbike, também conhecido popularmente como Truck Pad, é bastante utilizado em pickups de pequeno, médio e grande portes. Ele é instalado de forma bem simples na caçamba da caminhonete.


Existem modelos que transportam até 5 bicicletas de uma só vez, como o Truck Pad da Corcovas; é um suporte de fácil instalação, em minutos você instala e desinstala.


Protege sua bicicleta e sua caminhonete de arranhões e amassados. Além de tudo, ainda contribui com um visual super arrojado favorecendo a estética da sua caminhonete.


O preço é bem acessível se comparado com os outros suportes.


Suporte de vidro.


O suporte de vidro é de longe uma das opções menos usadas. Funciona aplicando duas ventosas de sucção ao vidro traseiro do veículo para fixar a bike rapidamente, as travas específicas e fita de segurança complementam o serviço.


O preço é mais salgado em comparação com os suportes mais usados, mas é um produto que vem se popularizando e ganhando mercado. O modelo de suporte de vidro da Seasucker, com capacidade para transportar 2 bicicletas é um dos mais vendidos da categoria.


Dica útil!


Existem regras para o transporte de bicicletas através de veículos. O COTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece algumas regras, dentre elas as principais a serem observadas estão na Resolução n° 349. Dê uma olhada!






Na Corcovas você encontra modelos de suportes para transportar a sua bicicleta de forma segura e em grande estilo.

Acesse aqui e confira!






Nos conte aqui nos comentários, qual o suporte que você utiliza para transportar sua bicicleta?

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo