Caloi Vulcan: uma bike MTB para iniciantes!

A Caloi Vulcan é uma MTB de entrada para trilhas leves — e uma das bikes mais vendidas para os ciclistas iniciantes. Mas, será que ela é realmente ideal para as suas necessidades?


A Caloi Vulcan é indicada para quem:

  • Gosta de pedalar no asfalto;

  • Busca uma boa bicicleta para pedalar diariamente;

  • Quer começar a se aventurar no MTB (Mountain Bike);

  • Quer adquirir uma MTB de entrada e com valor acessível;

  • Curte fazer trilhas mais fáceis e leves.

A Caloi é uma das marcas de bicicleta mais conhecidas dos brasileiros, possui assistência técnica e peças de reposição em praticamente todas as cidades — o que, sem sombra de dúvidas, é um ponto positivo e bastante relevante na hora de comprar uma bike.

Além de adquirir uma bike, você ainda vai precisar de roupas e acessórios para garantir o seu rolê! Lá na Corcovas você encontra uma coleção completa de vestuário do mais alto nível!


Agora se liga na Vulcan!


Vantagens da Caloi Vulcan.

Uma vantagem que podemos ressaltar da Caloi Vulcan é seu preço, pois ela possui realmente um valor mais acessível no mercado, o que atrai bastante os ciclistas iniciantes que não querem investir pesado logo no começo.


Por isso, se você quer uma bike de entrada, ou seja, uma bike para ciclistas que ainda não possuem experiência no pedal e preferem optar por um modelo mais confortável e acessível, com certeza vale a pena.


A Caloi Vulcan custa em torno de R$1.400. Mas, é possível, às vezes, encontrá-la por valores mais em conta em algumas lojas.


Mas, além do preço, a Caloi Vulcan possui outras vantagens que fazem com que ela seja uma das bikes mais vendidas da marca.


O Câmbio Shimano da Vulcan!

Uma das principais vantagens, ou a maior delas, é o câmbio com transmissão traseira da Shimano Tourney, realmente uma das melhores marcas para peças de bicicleta.


Se analisarmos outros modelos de bicicletas, mesmo de entrada, que possuem peças da Shimano, tendem a ser bem mais caros do que a Caloi Vulcan, o que faz com que ela se destaque no mercado em termos de custo x benefício.


Suspensão da Caloi Vulcan.

A suspensão Caloi possui 60mm e, embora não seja uma das melhores do mercado, é eficiente para uma bicicleta indicada para trilhas leves e fáceis, sem terrenos arriscados.


E se seu propósito for utilizar a bike em vias urbanas, com certeza essa suspensão atenderá às suas necessidades com conforto e bastante segurança.


Freios a disco da Caloi Vulcan.

A Caloi Vulcan, possui freios a disco mecânicos e, com certeza, consegue oferecer bastante segurança para quem pedala.


Muitas bikes dessa mesma faixa de preço e com objetivos semelhantes à Vulcan, possuem freios de qualidade inferior. Portanto, este é um ponto a se destacar na Caloi Vulcan.


E os pneus da Caloi Vulcan?

A Vulcan possui pneus 29 de 2,25 de largura, o que entrega bastante conforto na pedalada.

Os pneus mais largos costumam trazer mais segurança para a bicicleta, e ao mesmo tempo limita um pouco a velocidade.


No entanto, pneus com medidas de 2.2” são um equilíbrio perfeito - nem fino demais, como modelos 1.9”, nem largos demais, como os 2.4”.


Esse tamanho de pneu está cada vez mais popular nas MTBs de entrada, por diversos motivos, dentre eles:

  • é mais seguro para pedalar;

  • torna a pedalada mais confortável.

De forma resumida, um pneu com essas dimensões ainda consegue ser rápido, e também se adequa às falhas e oscilações do solo, trazendo mais segurança.


Lembre-se de que quanto mais área de contato o pneu possui com o solo, ou seja, quanto mais largo ele for, mais seguro ele é. Você terá mais facilidade para controlar as curvas e frear mais rapidamente com segurança.


Desvantagens da Caloi Vulcan.


A Vulcan foi desenvolvida para ser uma bike mais barata, simples e de nível iniciante.


Por isso, não adianta querer pagar barato em uma bike básica e esperar performance de uma MTB para nível profissional.


Passador de marcha Trigger.

Os passadores de marcha da Caloi Vulcan não são dos melhores. O modelo do componente é o Trigger, que não possui muito desempenho e, por isso, é ideal para quem vai utilizar a bike somente em vias urbanas pavimentadas.


Isso porque este passador não favorece a troca de marchas em terrenos que propõem mais desafios, como em trilhas.


Peso da Caloi Vulcan.

Outra desvantagem da Caloi Vulcan é que ela não é uma bike leve, chegando a pesar quase 16kg.


Em média, as bicicletas de MTB chegam a pesar entre 10 a 12kg, considerado ser um peso bom. Ou seja, a bike Vulcan ultrapassa bastante dessa média, sendo uma bicicleta mais pesada.


Isso pode trazer mais desconforto no dia a dia e até mesmo na hora de fazer trilhas, além de ser uma bike bastante pesada para transportar, por exemplo, no seu carro.


Tamanho da Caloi Vulcan.

Por último, uma desvantagem que contraria bastante e pode ser desconfortável, é que a Caloi Vulcan possui apenas 2 tamanhos diferentes: de 15 e 17.


Vale frisar que a bike de 15 é recomendada para pessoas com alturas entre 1,60 a 1,70m. Já o modelo de 17 é para quem possui entre 1,70 a 1,80m de altura.


Dessa forma, se sua altura passa de 1,80m, certamente esse vai ser um modelo um tanto quanto desconfortável para pedalar.


Conclusão: a Caloi Vulcan é uma bicicleta simples, que vai atender bem as necessidades básicas de um ciclista urbano, com potencial até mesmo de te ajudar a começar nas trilhas mais básicas de MTB.



Gostou do nosso post? Comente aqui, qual é a sua bike?


Acesse nosso site e nosso blog, fique por dentro de todas as novidades do mundo do ciclismo!








4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo