MTB Enduro: a sensação das trilhas!

Atualizado: 14 de jan.

Que o Enduro vem crescendo a passos largos não podemos negar. E, independente dos gargalos atuais da cadeia de suprimentos, a indústria de bicicletas avança rapidamente, utilizando-se de novas tecnologias, substituindo antigas filosofias por novas e, acima de tudo, alegrando nossas vidas com bicicletas novas e melhores.


Para 2022 vários fabricantes estão reinterpretando seus conceitos e levando a integração e a linguagem de design a um nível totalmente novo.


É bem verdade que compartilhamos pela paixão visceral pelo MTB, e é igualmente verdade que todos temos nossas necessidades e preferências quando se trata de bicicleta, não é mesmo?


Nosso objetivo não é descobrir qual bike é mais rápida e divertida em uma determinada trilha, mas determinar quais características elas devem ter para atender melhor às suas necessidades, preferências e estilo de pilotagem.


E por falar em estilo, as roupas adequadas ao pedal fazem toda diferença no seu desempenho nas trilhas. Se atente à esses detalhe também. Escolha bem seu vestuário!


Para conhecer o que é bike enduro, conheça o MTB!


O MTB, também conhecido como Mountain Bike, é uma categoria de ciclismo que se originou na Califórnia, nos Estados Unidos. É um esporte bastante versátil, onde os ciclistas podem pedalar em praticamente qualquer terreno irregular, como terra, neve, areia, entre outros.


Mas o que é Bike Enduro?


O Bike Enduro é uma modalidade do MTB conhecida por ter características do cross-country (XC) e do downhill (DH). Dessa forma, podemos dizer que ela não é tão extrema e física quanto o XC, e nem tão específica quanto o DH, logo, o ciclista precisa estar preparado para saltos e descidas, mas não há tanta preocupação com empurrar a bicicleta em todas as subidas.


É perfeito para quem não é especializado em descidas ou saltos, mas ainda pode fazer de tudo um pouco. Além do mais, chegar em primeiro lugar não é o objetivo, mas sim mostrar sua qualificação, resistência e técnicas durante o percurso, em suas descidas e obstáculos.


Para quem conhece pouco sobre o assunto, é comum ter dúvida entre a diferença de Enduro e All Mountain. É simples, All mountain é uma categoria não competitiva, enquanto o Enduro é sua versão para as provas.


Como deve ser uma bicicleta de enduro?

O termômetro de satisfação de uma bicicleta depende de uma infinidade de fatores que devem ser considerados coletivamente e juntamente com suas interações. Para que assim se defina quais tipos de experiências a bicicleta deve nos oferecer na trilha!

Devemos nos perguntar:


Do que a bicicleta é capaz? Quais são seus limites? Para que tipo de ciclista, terreno e aplicação ela é mais indicada, e quem deve procurar esse tipo específico de bicicleta?


Estas são as questões-chave que estão no centro de todas as considerações a serem feitas, e assim, termos o melhor aconselhamento possível nas nossas decisões de compra.


As bicicletas de enduro precisam combinar importantes características de manuseio, pois, a melhor bicicleta de enduro deve ser ágil, direta e divertida.


Entretanto, as características do quadro e qualidade do design também desempenham um papel crucial. O desempenho da escalada também tem um impacto na classificação geral, embora em menor grau.


Como todos nós andamos de bicicleta em trilhas reais e não em um laboratório de teste, faz todo sentido testarmos as bicicletas em terrenos e condições reais, ao passo que cada um de nós temos preferências e necessidades específicas.


Quais requisitos classificam uma bicicleta de enduro como uma boa "escaladora"?


Como o nome sugere, estamos procurando uma bike de enduro e não uma para corrida de XC. Para se ter sucesso nesse quesito, uma bicicleta de enduro deve oferecer uma posição de pilotagem confortável e equilibrada, e claro, adequada para longas horas de pedal.


Uma boa bicicleta de enduro deve levá-lo ao fim da trilha com o mínimo de esforço físico possível. Isso só pode ser alcançado com uma suspensão que funciona de forma eficiente nas subidas, e que ainda gere tração suficiente nas descidas.

Que características de manuseio uma bicicleta de enduro deve ter?


Tentar determinar o manuseio de uma bicicleta com base em valores isolados não é apenas errado, mas também arriscado. Apesar de algumas geometrias quase idênticas, o manuseio difere muito, com a suspensão, a relação entre as medidas e a configuração que também desempenha um papel importante.


Uma boa bike de enduro posiciona seu ciclista no centro, é intuitiva e fácil de manobrar e pode ignorar pequenos erros de pilotagem também. Independentemente de você ser iniciante ou apenas estar muito cansado após um longo dia no selim, o manuseio intuitivo e previsível é um privilégio que poucos alcançam.


No entanto, algumas bicicletas são exatamente o oposto, exigem muita concentração, excelentes habilidades de pilotagem e forçam você a controlar ativamente seu peso ao redor da bicicleta para gerar tração. Se você não estiver definitivamente no controle, um erro, por menor que seja, pode ocasionar um acidente.


A bike de enduro deve entregar agilidade.


Agilidade é o termo que usamos para descrever a capacidade de uma bicicleta de se mover e mudar de direção de forma rápida e eficiente, mantendo o controle, é claro!


Quanto mais ágil, mais fácil é para o piloto pedalar por uma trilha estreita, inclinar-se de uma curva para a outra, além de gerar vantagens nas competições ciclísticas.


E quanto a suspensão da bicicleta de enduro, o que devemos considerar?


O desempenho da suspensão não é determinado somente pela qualidade ou características de seus componentes, mas também, é fortemente influenciado pelo ajuste e as configurações do amortecedor.


Em outras palavras, há apenas uma maneira de saber como é o desempenho da sua suspensão: levando sua bicicleta para a trilha!


A suspensão perfeita combina um alto nível de tração e capacidade de resposta, aliando suporte suficiente no meio do curso para manobras divertidas, e boas reservas para aterrissagens irregulares.


Aliado ao uso do canote retrátil, que auxilia o ciclista na mudança do centro de gravidade, evitando quedas!


E, por fim, o preço das bicicletas de enduro!


Bom, o preço é importante, mas ele desempenha um papel secundário. Não é que não nos importemos com o dinheiro investido, mas nos convencemos de que o preço de uma bicicleta deve sempre ser proporcional ao seu desempenho, concorda?


Entretanto, encontramos no mercado bicicletas que chegam a custar incríveis R$145.000,00.


Mas levamos mais em consideração como o desempenho da bicicleta na trilha beneficiará você, ciclista!


Gostou do nosso post? Qual sua experiência na bike enduro? Nos conte nos comentários!


Acesse nosso blog e fique por dentro do mundo do ciclismo!








16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo