Bike elétrica ou convencional?

Atualizado: 24 de mar.

Existem inúmeros motivos para pedalar em vez de dirigir seu carro. Entre eles, podemos citar: sustentabilidade, economia com combustível e manutenção, saúde, qualidade de vida, entretenimento, etc.


Daí vem a dúvida: Bike convencional ou elétrica? Qual escolher?

Quando o quesito é esforço ao pedalar, a bike convencional seria "a melhor opção para a saúde". Mas será que é isso mesmo?


Estudos feitos por universidades européias afirmaram que, quando o assunto é sedentarismo e sobrepeso, o resultado é um empate praticamente técnico entre as duas.


Salvo exceção, a pesquisa não levou em consideração as pessoas com alto nível de condicionamento físico, e para elas a bike comum é uma opção bem válida.


Vantagens da bike elétrica


Como o esforço físico na bike elétrica é menor, ela é a melhor opção para quem busca reduzir os impactos nas articulações, músculos e evitar as chances de lesões.

Além do mais, por terem a capacidade da mobilidade física reduzida, a bike elétrica torna a atividade de pedalar mais acessível aos idosos, às pessoas com alguma deficiência física e às pessoas com sobrepeso.


Segundo uma pesquisa da Universidade de Sydney, a atividade de pedalar traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente dos idosos com mais de 60 anos, pois é uma atividade extremamente positiva para o convívio e integração social.


Pedalar também reduz significativamente o risco de doenças físicas, como reumatismo, artrose, e doenças psicológicas, como a depressão.


Quando o objetivo é utilizar a bike como meio de transporte, a bike elétrica se torna uma melhor opção para transporte de carga. Isso porque, geralmente, ela possui uma estrutura mais reforçada com uma capacidade maior de suportar peso.


As e-bikes são bem seguras do ponto de vista elétrico e mecânico. São compostas por peças e sistemas de padrão bem avançados, tecnologicamente falando. Vemos isso até mesmo nos modelos mais básicos.


Desvantagens da bike elétrica


O peso! A e-bike é bem mais pesada do que a bike convencional. Fazendo com que mesmo que você tenha a "ajuda extra" do motor, você sentirá o peso de uma estrutura mais robusta, nas suas pernas.


O preço! Como em qualquer categoria de bicicleta, as melhores são as mais caras. O preço inicial de uma e-bike gira em torno de R$3 mil, tornando o acesso à elas mais restrito.


A manutenção especializada da parte elétrica! Diferente da manutenção mecânica, que é igual a da bike convencional, a manutenção da parte sua elétrica exige mão de obra especializada, que não é tão barata.


Vantagens da bike convencional


Dentre as vantagens da bike convencional, vemos que há muitas ofertas de bikes novas e usadas nessa categoria, portanto, não é difícil você achar um modelo de qualidade com preço bom.


Variedade de modelos - Urbana, híbrida, MTB, entre muitas outras opções. Não importa a categoria da bike. Há uma imensa variedade delas, não faltarão opções.


Há modelos para todos os perfis; homens, mulheres, altos, baixos, gordos, esguios. Essas bikes estão na praça há anos, logo, não vai faltar um modelo compatível com seu perfil.


Possuem baixo custo de manutenção e muitos profissionais capacitados. Então não será difícil encontrar uma oficina para dar manutenção na sua bike.


Desvantagens da bike convencional


Fadiga! Se o cansaço bater forte, não há motor que te auxilie morro acima. O jeito será empurrar a bike se não houver outro meio de transporte.


Grandes distâncias! A não ser que esteja com o corpo em forma, os trajetos longos serão um problema. Estender o tempo de pedal exige muito treino e equipamentos especializados.


Transporte de carga! Se você for utilizar a bike como meio de transporte, ir ao trabalho, por exemplo, levar cargas no bagageiro e nas costas é bem cansativo. O peso extra exige mais força nas subidas e vias íngremes, e sem motor fica puxado.


Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens das bikes, coloque tudo na balança e descobrirá o modelo que melhor te atende. Pois é certo, utilizando a bicicleta adequada à sua realidade, você terá ótimos benefícios.





Independente da bike que você escolher, o rolê com seus amigos estará garantido. Quem aí não gosta de bater um papo, curtir uma resenha pós pedal?






Nos conte aqui nos comentários, você já possui bike? Tá na dúvida de qual modelo escolher? Confira aqui as nossas dicas de bike para iniciantes. Confira também o site, lá você encontrará opções de e-bikes incríveis!









9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo