Bicicleta Speed: adrenalina em 2 rodas!

Atualizado: 24 de mar.

Consideradas as melhores opções para ciclistas na estrada, as bikes speed proporcionam alta velocidade com a segurança necessária. Apesar de não serem tão comuns quanto as mountain-bikes, se tornam cada dia mais presentes nos pedais Brasil afora.


Se você curte muita adrenalina e velocidade alta, você com certeza vai adorar entrar no mundo do ciclismo de estrada, se aventurando com os melhores modelos de bicicletas speed.


Entenda mais sobre essa verdadeira "máquina de corrida"!


Mas o que é uma bicicleta speed?


A bike speed é aquela desenvolvida exclusivamente para trabalhar em velocidade. Por isso, ela possui uma aerodinâmica diferenciada e é muito mais leve do que uma bike de MTB, por exemplo.


Como ela foi projetada para altas velocidades, verdade seja dita: não é uma das bikes mais confortáveis. Seu selim é mais estreito, assim como seu pneu também– e para quem nunca pedalou numa bicicleta speed, pode ser que se faça necessário um período de adaptação.


Apesar das bikes speed não serem, digamos, tão confortáveis, o uso do vestuário adequado à modalidade faz total diferença na performance do ciclista! Escolha bem suas roupas!


Conheça alguns modelos de bicicleta speed!


Elas podem ser usadas tanto no ciclismo de estrada como também em competições e provas de velocidade. Existem variações de modelos. Se liga!


Bicicletas races: possui um mix de qualidades que tornam essa bike perfeita para os mais diferentes terrenos. São bem leves, com tubos estreitos, rodas mais baixas (variando entre 30 a 50 mm), além de uma pedalada mais agressiva e um pouco mais de conforto.


Bicicletas Aero: são bicicletas mais aerodinâmicas, com tubos em formatos desenhados para cortar o vento e favorecer o melhor desempenho em trechos planos de alta velocidade. Possui quadro com tubos largos e, algumas vezes, rodas com aros de perfil alto (até 60mm) o que ajuda a melhorar o atrito com o ar. São bicicletas mais pesadas, menos confortáveis e não indicadas para trechos com muitas subidas.


Bicicletas Endurance: possuem uma geometria que favorece o conforto, é ideal para ciclistas de longa jornada. Seus pneus são mais largos, e os quadros capazes de filtrar trepidações. E tem mais opções com furações para instalação de para-lamas e bagageiro (ideal para cicloviagens).


Bicicletas de Cyclo-Cross: desenhadas exclusivamente para as competições de cyclo-cross que envolvem o pedal em diferentes terrenos e obstáculos. Essa bike deve seguir as regulamentações da UCI, com pneus que não ultrapassem os 33mm, por exemplo.


Bicicletas de Contra Relógio (TT): foi criada para "furar" o vento. Existem opções de estrada e de velódromo. São bikes projetadas para o pedal no plano e, preferencialmente, em linha reta. Não são indicadas para uso em pelotões.


O que você deve avaliar numa bike speed?


Na hora de você avaliar as mais diversas opções de bikes speed, é importante considerar quais são seus objetivos enquanto ciclista e, claro, o nível em que você se encontra.


Análise as rodas e os pneus, as bikes de speed possuem, por padrão, a medida tradicional de rodas de 700 mm (conhecido como 700 ou 700cc).


Os pneus são itens importantíssimos a serem avaliados, pois eles estão diretamente atrelados à segurança do ciclista. Como as rodas são de 700 mm, os pneus ideais são os 700. A largura, entretanto, pode variar entre 22mm a 45mm. Quanto mais fino ele for, mais rápido e leve será, mas também estará mais suscetível a furos e cortes.


Considere o padrão da estrada onde irá pedalar. Outro ponto a analisar é a banda de rodagem (a parte do pneu que tem contato com o solo). O pneu de speed é mais liso.


O quadro de uma speed é projetado visando performance, por isso tem uma aerodinâmica diferenciada e é mais leve. Você encontra opções de alumínio ou de fibra de carbono.


Os quadros de alumínio têm peso baixo e boa resistência, sendo mais usados nas bikes de entrada, por oferecer um preço mais atraente. Já os quadros de fibra de carbono são mais leves e bem duráveis, sendo perfeitos para ciclistas mais avançados e que desejam melhorar sua performance.


As bikes de speed não possuem suspensão, e uma das vantagens da fibra de carbono é que ela ajuda na absorção de impacto, tornando a bike menos dura.


Ah, e não se esqueça de que o tamanho do quadro deve ser compatível com o seu tamanho. Verifique a altura do cavalo e a distância das solas dos pés à região apoiada no selim. Lembre-se que as medidas dos quadros não são ajustáveis (como a altura do banco).


Conheça 3 modelos de bike speed de entrada!


Existem vários modelos de bikes speed excelentes para quem está começando a se aventurar na modalidade. Separamos 3 opções acessíveis e de alta qualidade. Veja!


1) Caloi Strada.


A Caloi Strada possui quadro e garfo em alumínio 6061 (uma das melhores ligas do metal), grupo da Shimano Claris com 16 velocidades, pedivela FSA, pneus Continental 700×23 e freios estilo ferradura.




2) Soul 1R1.


A Soul 1R1 possui quadro e garfo em alumínio, grupo Shimano Claris, com 16 velocidades, componentes em alumínio (mesa, guidão, canote e rodas) da marca Brave (que preza pelo baixo peso, mesmo em equipamentos de entrada), selim Prologo (fino e muito leve) e rodas montadas em pneus Vittoria 700×25.


3) Oggi Velloce Disc.


A Oggi Velloce Disc possui freios mecânicos a disco, quadro em alumínio, garfo em fibra de carbono, grupo Shimano Claris de 16 velocidades, rodas com raios em aço inox e pneus Kenda 700×25.



Gostou do nosso artigo? Comente aqui!


Acesse nosso site e nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do mundo do ciclismo!










6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo