A nova onda: os bike parks brasileiros.

Atualizado: 23 de dez. de 2021

Pistas esculpidas à mão, descidas rápidas, curvas de tirar o fôlego e tudo bem perto de você. O mountain-bike brasileiro mudou e ainda vem mais por aí.


Existem alguns lugares famosos no mundo do Mountain-bike, seja por suas pistas e trilhas ou por suas naturezas exuberantes, dentre eles, podemos listar:


  • Whistler (Canadá): A cidade abriga o bike park mais famoso do mundo;

  • Rotorua (Nova. Zelândia): Famosa pelos parques e por receber o Crankworx;

  • Madeira (Portugal): A região é famosa pelas suas trilhas e normalmente faz parte do circuito de provas do Enduro World Series;

E segue lista.


Todos os anos bikers brasileiros, os mais abastados, rompiam com suas malas e tudo mais atrás de pistas alucinantes para curtir um bom mountain-bike lá nas "gringas", porque por aqui não haviam pistas projetadas e construídas como lá.


Sempre tivemos muitas trilhas aqui no Brasil, claro, mas muitas eram trilhas de motos, de Jeep's e por aí vai. Não tínhamos uma cultura trail builder - cultura de construção de trilhas, daí, somente podíamos rodar em lugares que foram moldados pelo tempo e por nossos próprios pneus.


Mas, a realidade agora é outra. Com a explosão do mountain-bike no Brasil nos últimos anos, muitas oportunidades foram criadas e, terrenos outrora abandonados, tornaram-se pistas alucinantes e bike parks lindos, mas, diferentemente de antes, agora o trabalho foi braçal mesmo. Engenho e arte!


Zoom Bike Park:


Dentre os pioneiros dessa boa empreitada, está o Zoom Bike Park, situado na bela cidade de Campos do Jordão/SP. O bike park conta com várias trilhas todas muito bem construídas para lhe dar prazer na pilotagem e acelerar seus batimentos cardíacos!

Biker no Zoom Bike Park fazendo curva no Wallride.
Foto: Zoom Bike Park. Várias trilhas contam com Wallrides (escora de madeira).

No Zoom Bike Park você encontrará toda estrutura para você e sua família curtir bastante a natureza e acelerar sua bike. Eles contam com uma loja de apoio que oferece aos seus clientes a opção de aluguel de bikes da Specialized. Vale muito a pena conhecer o Bike Park, faça contato e aproveite.


Hotel Fazenda Solar do Engenho:


Agora deixando um pouco o Estado de São Paulo e voltando para terras mineiras, temos também o Hotel Fazenda Solar do Engenho, na cidade de Sete Lagoas/MG, aproximadamente 25 KM de capital Belo Horizonte/MG, que conta com um bike park sensacional também, com uma pista assinada pelo Engenheiro de Pistas e também biker profissional Leonardo Mattioli, da Yeti Cycles Brasil.


Criança andando no bike park solar do engenho em Sete Lagoas/MG.
Foto: Solar do Engenho.


Como no local funciona um hotel, é possível se hospedar e curtir bastante o rolê, seja com a família ou com os amigos.




Hotel Fazenda Chácara Bike Park:


Ainda no solo mineiro e não muito longe da capital, na cidade de Santana dos Montes/MG, temos o Chácara Bike Park. Queridinho dos bikers da região metropolitana, esse bike park já recebeu, inclusive, prova de XCO que contou com a presença do ilustre Henrique Avancini, atleta Cannondale Factory Team.

Foto: Chácara Bike Park - pistas de moutain-bike e pumptrack.
Foto: Chácara Bike Park - pistas de moutain-bike e pumptrack

Um dos grandes destaques desse bike park é sua mega pista de pumptrack totalmente asfaltada e também meticulosamente projetada pelo mago das pistas Leonardo Mattioli e sua equipe. Parabéns aos envolvidos, grande dia!


Mobai Bike Land:


Voltemos para terras paulistas! Outro bike park que merece nosso destaque é o Mobai Bike Land, situado em São José dos Campos/SP. Várias trilhas, um mega pumptrack, precisa mais? O local está a cada dia melhor e maior, tudo isso graças a intervenção do mago Leonardo Mattioli, engenheiro e projetista. O local ainda não inaugurou oficialmente, mas tivemos acesso a bikers que por lá rodaram e os relatos são animadores demais!


Foto do pumptrack do bike park mobai bike land
Foto: Mobai Bike Land



Ainda não anunciaram a data oficial de abertura, mas o orgulho de ser brasileiro está nítido!









Claro que as estruturas de bike parks como os de Whistler são realmente surpreendentes, eles contam com teleféricos para levar as bikes até o topo da montanha, o próprio relevo é algo que não tempos aqui no Brasil, a altitude dos picos são bem maiores do que tempos - montanhas. Mas, termos estruturas bem feitas a poucos quilômetros de casa é algo muito bom.


Isso faz com que o nosso esporte evolua muito, parabéns a todos aqueles que acreditaram em suas ideias e foram adiante, nosso esporte agradece!


Agora é só passar na loja Corcovas, comprar seu kit de roupas e partir para o rolê!


Se você está iniciando e ficou com dúvida de qual bike comprar para começar, confira aqui boas dicas.


Gostou? Já conheceu esses lugares sensacionais? Comenta aí!



66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo